Monstros Clássicos | Aliens

No quinto capítulo de Monstros Clássicos, aquela galera do espaço que vem nos atormentar!

aliens

Os Aliens são seres extra terrestres (ET’s), na maioria das vezes com inteligência e tecnologia superiores às nossas. Eles podem ter as características mais variadas possíveis, alguns inclusive com aspectos humanoides. A palavra Alien significa “estrangeiro” em inglês.

Na maioria das vezes, os Aliens são uma ameaça à espécie humana. Dentro da cultura pop, normalmente eles são vilões tentando destruir ou se apossar da Terra, mas algumas vezes eles aparecem de forma amigável e até nos ajudam. Em algumas circunstâncias nós até torcemos por eles e contra nós mesmos!

Aliens também não são seres exclusivamente mitológicos. Existem várias teorias de vida fora da Terra e muitos estudos sobre planetas com condições favoráveis à vida. Muitos indícios foram achados de que alguns planetas ou mesmo luas dentro do sistema solar podem ter sido habitadas no passado e, talvez, no presente, por micro organismos. Vamos ver mais detalhes sobre os “homenzinhos verdes”!

superman

E porque não?! O kryptoniano é, provavelmente, o Alien mais querido da Terra!
Reprodução: pleno.news

Origem

Acredita-se que desde os primórdios da humanidade – e talvez até antes dela – avistam-se sinais de vida extra terrestre. Apesar de não haver comprovações científicas acerca do tema, existem relatos consistentes ao redor do mundo, inclusive com registros de imagem e som, porém não comprovados.

Muitas pinturas rupestres foram encontradas com características relativas a aparições no céu, provavelmente OVNI’s. É impossível afirmar que os primeiros homens possam ter sido testemunhas da vida fora da Terra, já que eles não tinham ainda conhecimento para distinguir OVNI’s de astros ou fenômenos naturais. Ainda assim, os registros em cavernas contém características bem marcantes.

Muitas teorias também relatam que grandes monumentos como as estátuas da Ilha de Páscoa e o Stonehenge só poderiam ter sido erigidos com tecnologia extra terrestre, pois tais edificações seriam praticamente impossíveis de serem erigidas na época em que são datadas. Existem suspeitas de intervenção alienígena na construção das pirâmides egípcias também.

Características

Essa é, provavelmente, a espécie de monstro mais difícil de descrever em características. Como dito anteriormente, algumas formas de vida alienígenas podem se assimilar a bactérias e vírus, mas os Aliens como os conhecemos na cultura pop ficaram famosos como os homenzinhos verdes. Eles, obviamente, são verdes – dããã -, normalmente com uma estrutura física parecida com a nossa, ou seja, membros inferiores e superiores, torso e cabeça.

Eles podem ser de outras cores, outros tamanhos ou terem características nada humanoides. Alguns são retratados como estruturas robóticas, outros inclusive podem ser vítimas dos humanos. De modo geral, dentro da ficção científica, eles quase sempre aparecem como invasores, letais, em busca dos recursos naturais ou da simples destruição. Difícil entender a motivação dessa galera!

alien

Homenzinhos verdes, a forma mais popular de Aliens.
Reprodução: Yahoo

Outro fator comum é a superioridade intelectual e tecnológica, provavelmente descrita dessa forma por conta dos famosos casos ocorridos nos anos 40 e posteriormente, durante a corrida espacial. As naves não identificadas que chegaram a ser rastreadas pelas forças aéreas em países e épocas diferentes sempre estavam em vantagem, não permitindo grande aproximação dos observadores.

Grandes cientistas envolvidos no estudo do espaço afirmam que a vida em outros planetas é altamente provável. Stephen Hawking, porém, alertou que talvez não fosse uma boa ideia tentar contato com alienígenas. Segundo Hawking “se os alienígenas nos visitarem, o resultado seria parecido a quando Colombo desembarcou na América, o que não deu muito certo para os nativos americanos”.

A crença de que os seres de outros planetas são superiores a nós é alimentada pelo fato de os avistamentos de naves ou seres terem acontecido dentro do espaço terráqueo. Nesse caso, visto as limitações humanas para se alçar para fora do planeta e tendo relatos de visitas extra terrestres, supõe-se que esses seres são mais desenvolvidos, avançados e, provavelmente, mais antigos que nós.

Aparições na cultura pop

Os Aliens são muito populares na cultura pop, facilmente usados no sci-fi como vilões altamente letais, praticamente impossíveis de derrotar (mas, cá entre nós, os humanos sempre dão um jeitinho, né?!). Como eles são muitos e tão diferentes, vou citar aqui aqueles que foram mais marcantes!

Na literatura a primeira coisa que vem à cabeça é o best-seller de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Esse livro foi responsável por unir uma classe, os nerds, e se tornou algo tão importante na literatura a ponto de ter uma data no calendário relacionada a ele, o Dia da Toalha, também conhecido como Dia do Orgulho Nerd (25 de maio); não podemos deixar de citar o famosíssimo Eram os Deuses Astronautas, de Erich von Däniken, que fala exatamente sobre a aparição de Aliens em culturas primitivas e nas primeiras grandes civilizações e seu culto como deuses; A Hospedeira, de Stephenie Meyer, uma história incrível de busca por sobrevivência, tanto da raça humana quanto dos extra terrestres; e, pra fechar com chave de ouro, O Apanhador de Sonhos, do mestre Stephen King, um thriller muito louco envolvendo uma invasão alienígena na Terra.

Nas telonas eu não poderia começar diferente: o clássico Independence Day, que além do maravilhoso elenco, traz uma estória consistente e abre espaço para reflexão; são muitos títulos, mas acredito que os mais famosos são a franquia Star Wars, que envolve inúmeras espécies alienígenas, numa galáxia muito distante; a franquia MIB, estrelada por Tommy Lee Jones e Will Smith; as maravilhosas franquias Alien, com Sigourney Weaver, e Predador, com Arnold Schwarzenegger, com certeza as de maior sucesso no gênero; Contato, com Jodie Foster; Avatar, do diretor Steven Spielberg, onde na verdade nós somos os Aliens invasores; o clássico e fofo E.T., o Extra Terrestre, onde temos um personagem amigável e inofensivo; mais recentemente A Chegada, com Amy Adams e Jeremy Renner; e não esqueça dos Autobots e Decepticons de Transformers!

Nas telinhas comecemos com a clássica e divertida série Alf, o ETeimoso, sucesso na década de 80; a maravilhosa e apaixonante Arquivo X, que começou na década de 90, mas é tão f*da que rendeu até 2018; a também clássica Star Trek, cheia de raças alienígenas diferentes; a intrigante Colony, estrelada por Josh Holloway e Sarah Wayne Callies, com uma trama incrivelmente atual, onde a Terra foi colonizada por alienígenas; Doctor Who não poderia deixar de ser citada, afinal o Doutor é um extra terrestre; e o mais novo sci-fi da Netflix, Outra Vida, que envolve um núcleo na Terra e outro que vai para o espaço em busca de respostas sobre o artefato que pousou na Terra, para saber se estão diante de uma ameaça ou apenas de um contato com a galera de fora.

Nos animes temos que começar, obviamente, com Dragon Ball! Afinal de contas, a coisa que mais tem na saga dos guerreiros Sayajins são alienígenas; Assassination Classroom, uma trama muito doida, onde uma classe de desajustados tem que matar seu professor Alien que ameaça destruir a Terra; Kiseijuu: Sei no Kakuritsu, que mostra uma invasão alienígena em Tóquio, onde os Aliens usam os humanos como hospedeiros; e Neon Genesis Evangelion, onde os gigantescos robôs Evangelions foram criados para proteger a humanidade dos “Anjos” enviados por Deus para acabar com ela (os Aliens).

Nos games temos muitos clássicos como o Space Invaders, do Atari; o Contra, da Nintendo, um dos jogos mais difíceis de passar de fase ever (chega dava raiva viu); Doom, que já se tornou uma série clássica de games, desde 1993; Halo, um dos maiores sucessos da Xbox, com um gráfico maravilhoso; Alien: Isolation, não podia estar de fora, com jogabilidade e gráficos incríveis e sustos de dar muito cagaço; Destiny, (que jogo bonito!) tiro em primeira pessoa com modo multiplayer; e Mass Effect, da Bioware, uma das franquias de RPG eletrônico mais aclamadas da última década.

Veja também:

Monstros Clássicos | Vampiros

Monstros Clássicos | Lobisomens

Monstros Clássicos | Dragões

Monstros Clássicos | Zumbis


Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube.