Crítica Yesterday | Uma homenagem responsável aos Beatles

Filme é dirigido pelo diretor vencedor do Oscar, Danny Boyle.

Crítica Yesterday | Uma homenagem responsável aos Beatles

Não é de hoje que o cinema reconta ou homenageia histórias de artistas que passaram ou vivem entre nós, mais recente temos Bohemian Rhapsody, que mostra um pouco da história da banda Queen e de seu vocalista Freddie Mercury e Rocketman que nos abrilhanta com a música do grande artista Elton John. E continuando nessa “vibe” britânica, foi lançado recentemente nos cinemas o novo filme do diretor Danny Boyle, Yesterday que nos traz um jovem chamado Jack Malik que após sofrer um acidente durante um apagão mundial, acorda em uma estranha realidade sendo o único a se lembrar da existência da banda Beatles. É a partir dessa premissa que o filme se desenvolve, Jack decide então gravar as músicas dos Beatles como se fossem suas e começa a fazer sucesso em cima disso e se torna o maior compositor de todos os tempos, afinal as músicas já estavam prontas, mas só ele as conhecia.

A responsabilidade de homenagear uma das maiores, se não a maior, banda do mundo é muito grande e Boyle faz isso com maestria e simplicidade, sem falar de vários momentos cômicos que acrescentam mais no filme. O diretor começa a acertar na escolha do elenco, o até então desconhecido do grande público Himesh Patel dá vida a Jack, a atriz Lily James é Ellie, melhor amiga de Jack e também quem mais dá forças para ele continuar tocando, mesmo quando tudo não vai bem.

A química dos dois personagens é muito boa, assim como suas atuações, e em boa parte do filme veremos os dois juntos, até porque no meio de toda história principal, existe a história desses dois personagens para ser resolvida. Esse é um ponto que eu queria tocar pois ele poderia ser melhor, porque enquanto somos levado a resolução do relacionamento Jack e Ellie, o enredo principal acaba se tornando secundário, é como se fosse dois filmes em um, a história de Yesterday e ao mesmo tempo o romance não percebido/correspondido de Jack e Ellie.

Lily James e Himesh Patel (Ellie e Jack) – Divulgação Internet

Temos também a participação do cantor Ed Sheeran, interpretando ele mesmo, ele é quem descobre o “talento” de Jack Malik, as cenas com a participação dele em geral são cômicas, mas bem desenvolvidas. A atriz Kate McKinnon faz a empresária de Ed Sheeran e acaba se tornando também a de Jack, prometendo um lançamento mundial de suas músicas, sua participação está ok nos entregando como sempre uma atuação mais cômica.

E claro, temos as músicas dos Beatles, não são todas mostradas na integra, mas temos várias performances que pros mais antigos com certeza trará uma sensação de nostalgia. E para aqueles que não conhecem, se é que existe alguém, terão oportunidade de ver uma nova roupagem dessas músicas, trazendo mais para a atualidade, mas que marcam da mesma forma. Outro ponto bastante positivo são as mensagens que esse filme traz, nos leva a pensar se é correto nos aproveitarmos de algo que não é nosso, se vale a pena perder a essência, amigos e relacionamentos por causa disso e se realmente a fama e o dinheiro é o mais importante na vida das pessoas. E tudo isso é mostrado de forma simples e impactante ao mesmo tempo.

Himesh Papel como Jack Malik – Divulgação Internet

Yesterday é uma homenagem muito boa à essa banda que fez e ainda faz milhões de fãs no mundo todo, é um filme simples, mas que cativa do mais jovem ao mais velho. E apesar de desviar um pouco o foco durante o filme, ele nos entrega algo bastante comovente e bonito de se ver.

Nota: 4/5 

Yesterday ainda está em exibição nos cinemas.


Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube.

Compartilhe: