Marcelo Crivella manda censurar HQ dos Vingadores; Bienal se recusa

Marcelo Crivella manda censurar HQ dos Vingadores; Bienal se recusa

Ontem (5), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, comunicou em um post nas redes sociais que solicitou o recolhimento da HQ “Vingadores: A Cruzada das Crianças”, exposta na Bienal do Livro.

Marcelo afirma que a HQ em questão possui “conteúdo sexual para menores”. A revista traz imagens de um beijo do casal homossexual Wiccano e Hulkling. O prefeito ainda diz que está apenas protegendo os menores da cidade do Rio de Janeiro desse tipo de conteúdo. “Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade.”

Vingadores: A Cruzada das Crianças – Hulkling e Wiccano se beijando

Segundo a organização do evento, logo após a postagem, a prefeitura enviou uma notificação extrajudicial para a Bienal, solicitando que todos os exemplares fossem lacrados e viessem com uma classificação indicativa ou aviso de cenas proibidas para menores de idade, mas não um pedido de recolhimento. “Livros assim precisam estar embalados em plástico preto lacrado e, do lado de fora, avisando o conteúdo”, disse o prefeito.

Confira logo abaixo o post do prefeito:

Em resposta, a Bienal se recusou a atender o pedido da prefeitura, já que a edição não contém conteúdo impróprio ou pornográfico. Em nota, a organização do evento disse que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, com uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados.”

A edição de Vingadores: A Cruzada das Crianças, a que o prefeito Marcelo Crivella tentou censurar, foi esgotada em menos de 1 hora no evento. Todas as edições foram vendidas em aproximadamente 40 minutos após a abertura dos portões, segundo a assessoria da Bienal.

A Bienal do Livro divulgou que no próximo final de semana haverá três painéis voltados para debater a literatura Trans e LGBTQA+.


Siga nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.