Crítica | Homem-Aranha: Longe de Casa

Crítica | Homem-Aranha: Longe de Casa
Se vocês tinham algum receio em relação ao futuro da Marvel Studios após Ultimato, fiquem tranquilos! Homem-Aranha: Longe de Casa veio provar que a “fórmula Marvel” continua com tudo!

Homem-Aranha: Longe de Casa estreia nos cinemas brasileiros em 4/7, mas nós vimos antes e podemos dizer com alegria: não ficaremos desamparados, meus amigos!

Foi difícil nos despedir de tantos heróis que carregaram a Marvel nas telonas até aqui, mas temos que seguir em frente! A grande dúvida era: os heróis que ficaram darão conta do recado?

Tenho que admitir que esse novo Peter Parker não tinha me cativado logo de cara, eu estava muito acostumada com a pegada mais sofrida do personagem. Tom Holland dá vida a um Peter Parker adolescente e brincalhão, isso me incomodava um pouco. Comecei a me afeiçoar ao personagem em Guerra Infinita e em Homem-Aranha: Longe de Casa eu me apaixonei de vez por ele.

peter parker e homem de ferro

A difícil missão de Parker de assumir o legado do Homem de Ferro.
Reprodução: screengeek.net

Parker está vivendo um momento onde metade da população voltou à vida 5 anos após os acontecimentos de Guerra Infinita, mas com a mesma idade que tinham quando viraram pó. Ele perdeu boa parte de seus amigos e a iniciativa Vingadores não é mais a mesma, fora a sua maior perda: seu mentor Tony Stark. Nesse cenário, Peter só quer viver algo normal, sair de férias com sua turma e, quem sabe, tomar coragem de se declarar para MJ (Zendaya).

É nesse momento que Nick Fury (Samuel L. Jackson) procura o amigão da vizinhança pra assumir a responsabilidade de lidar com uma nova ameaça que surge, contando como aliado o recém chegado de outra Terra, Mysterio (Jake Gylenhaal).

mysterio e homem-aranha

Mysterio (Jake Gyllenhaal) aparece como um aliado e inspira confiança em Peter Parker (Tom Holland).
Reprodução: Digital Spy

Trocando em miúdos

Todo o filme é um deleite para os olhos! A qualidade de CGI do longa é incrível e a produção claramente foi dispendiosa, devido à quantidade de locações (pode conferir nos créditos!). Dá uma sensação de que o primeiro arco do filme é muito corrido, mas acredite, existe um motivo pra isso e não é algo que interfere na qualidade do roteiro.

homem-aranha: longe de casa trajes

Homem-Aranha e seus trajes: à esquerda, traje feito pela S.H.I.E.L.D; à direita, o Aranha de Ferro, desenvolvido por Tony Stark.
Reprodução: Esquire

É um filme muito, mas MUITO divertido! O sarcasmo e as piadas são muito bem colocadas, sem tornar o filme bobo. Tudo isso muito bem balanceado com o drama, afinal Peter está pegando pra si a responsabilidade de proteger a Terra e tudo isso parece muito grande pra ele. Ele se sente incapaz de assumir o manto de “novo Homem de Ferro” que todos estão procurando.

Happy (Jon Favreau) é um cara essencial durante toda a trama, ele é o suporte emocional de Peter e sua ligação com Tony Stark faz com que ele entenda perfeitamente o que Parker está sentindo, podendo assim ajudá-lo. O filme é extremamente saudosista em relação aos Vingadores caídos, mas nada se compara ao gigantesco simbolismo do Homem de Ferro, e isso é algo que mexe muito com os sentimentos do Teioso.

Pontos positivos

O equilíbrio entre diversão e drama é perfeito. A MJ dessa geração também não é mais apenas uma mocinha em perigo, mas também não é exageradamente feminista, ou seja, é um personagem que teve um crescimento fenomenal sem apelação. O lado humano do herói também é muito bem explorado, a construção do dilema entre vida normal e super herói é muito mais tangível aqui do que em títulos anteriores.

Pontos negativos

Algumas coisas se resolvem com muita rapidez, um pouco mais de tempo de tela não faria mal em momentos cruciais para os personagens entenderem o que estava acontecendo. As revelações em torno do personagem Mysterio também são bem previsíveis, mas não chega a prejudicar o andamento do filme.

Lembrando: Homem-Aranha: Longe de Casa tem duas cenas pós créditos e vocês não vão se arrepender de esperar por elas! Aguardem gratas surpresas, saudosismo e um plot twist bombástico!

NOTA: 5/5

Ainda estão indecisos?! Segue o trailer pra fazer vocês correrem pra comprar seus ingressos!

Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube.