Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

Morreu aos 74 anos na tarde desta quarta-feira(19), o crítico de cinema e jornalista Rubens Ewald Filho (via VEJA). A informação foi confirmada pela assessora de imprensa do crítico.

Segundo o boletim detalhado divulgado pelo hospital, há três semanas, o Rubens estava internado na UTI e passou por “tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda”.

Natural de Santos, Rubens era considerado um dos maiores críticos de cinema do Brasil. Iniciou carreira escrevendo para o jornal A Tribuna, de sua cidade-natal, e trabalhou em redações como Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo.

Já nos anos 1970, começou a se dedicar ao cinema, primeiro como ator, em filmes como As Gatinhas (1970) e, depois, como roteirista. Em 1977, escreveu Dicionário de Cineastas, obra de referência para os críticos do ramo.

Atuou como crítico em diversos veículos de comunicação do país, entre eles Rede Globo, SBT, Grupo Record, RedeTV!, TV Cultura, VEJA, Jovem Pan e Folha de S. Paulo. e mais recentemente esteve no corpo de comentaristas do Oscar de 2019 pela TNT.


Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube.

Compartilhe: