Especial | Megaexposição “Quadrinhos” celebra a história da nona arte em São Paulo

Evento acontece no Museu da Imagem e do Som.

Especial | Megaexposição “Quadrinhos” celebra a história da nona arte em São Paulo

Está em cartaz no Museu da Imagem e do Som em São Paulo a megaexposição Quadrinhos, evento que celebra a história da nona arte em uma incrível retrospectiva através do tempo que conta com o mais variado acervo de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos.

A exposição, que na edição deste ano já conta com mais de 110 mil visitantes, tem a disposição do público cerca de 600 itens, muitos deles cedidos por vários dos maiores quadrinistas e colecionadores do Brasil como Ricardo Leite, Marcio Escoteiro, Franco de Rosa, o Planeta Gibi, Francisco Ucha, Acervo Álvaro de Moya (do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), JAL e Gualberto (da HQMIX) e diversos artistas como Angeli, Laerte e Ziraldo.

Entre as grandes atrações da exposição estão:

WILL EISNER

O espaço reservado a obra de Will Eisner, o Mestre da Graphic Novel, traz alguns rascunhos clássicos do cartunista, bem como algumas versões de Spirit, célebre série criada por Eisner que acompanha a história de Denny Colt, um detetive policial que após ser dado como morto, passou a viver secretamente como um combatente do crime, apoiado pelo seu velho amigo e chefe da polícia de Central City, Comissário Nolan. Os quadrinhos de The Spirit abordam os mais variados temas, como: crime, romance, mistérios, horror, comédia, drama e humor negro.

Bruno Omena/Resenha 100 Nota/MIS


MAUS

Vencedor do Prêmio Pulitzer de 1992, MAUS, de Art Spiegelman, é uma das maiores e mais influentes obras da história dos quadrinhos e da literatura, e como não poderia ser diferente, também ganhou um espaço na megaexposição do MIS onde há exposta ao público uma edição assinada pelo próprio autor.

Bruno Omena/Resenha 100 Nota/MIS


V DE VINGANÇA

A obra do lendário quadrinista Alan Moore também ganhou espaço no evento na área dedicada a quadrinhos europeus. No local está exposta uma máscara de V, autografada pelo desenhista David Lloyd.

Bruno Omena/Resenha 100 Nota/MIS


DC COMICS

Com um estande de encher os olhos a exposição da DC Comics conta com belíssimas estátuas dos personagens Batman, Robin, Superman, Aquaman e Mulher Maravilha; um telefone autografado por Adam West e Burt Ward (protagonistas da série clássica do Batman dos anos 60) e uma incrivelmente fiel representação da batcaverna, criando uma experiência bastante imersiva para os visitantes.

Clique para ampliar.


TURMA DA MÔNICA – MAURÍCIO DE SOUSA

Celebrando a obra de um dos maiores quadrinistas brasileiros, a exposição também conta com um espaço totalmente voltado para a obra de Maurício de Sousa. No estande estão expostas várias artes originais dos mais variados títulos do selo Graphics MSP, além dos primeiros títulos dos personagens Cebolinha, Mônica, Cascão, Magali e Chico Bento.

Bruno Omena/Resenha 100 Nota/MIS


Além destas atrações o público poderá conferir raridades como a revista com a primeira aparição de Luluzinha, publicada na The Saturday Evening Post em 1935; a edição número 1 de O Pato Donald (1950); uma arte original da personagem de quadrinhos eróticos Valentina desenhada pelo seu criador, o italiano Guido Crepax; um exemplar da revista Giant-Size X-Men 1 (1975) e um desenho original do personagem Garfield feito por Jim Davis exclusivamente para o evento.

A exposição Quadrinhos ficará em cartaz no MIS até o dia 26 de maio e acontece de terça a sábado das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 09h às 18h na Avenida Europa, 158, em São Paulo.

*Agradecimentos especiais ao parceiro Bruno Omena do blog Resenha 100 Nota que esteve na exposição e nos presenteou com as fotos que ilustraram a matéria.*


GALERIA DE FOTOS


Siga nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitter YouTube.

Compartilhe: