Review | This War of Mine!

Review | This War of Mine!

THIS WAR OF MINE!

Se você não ouviu falar deste jogo só porque ele foi lançado há exatos 4 anos e 3 meses, pode ir se acomodando que o review vai fazer você procurar esse jogo e jogar por várias horas!

This War of Mine foi desenvolvido pela 11 bit studios e tem como ambientação uma guerra civil com muitas vítimas, pessoas com fome, sem lugar para ficar tendo que enfrentar a violência, o frio, a fome, a miséria, a falta de compaixão e medo! Tá bom pra você ou quer mais?

A jogabilidade funciona de maneira simples e intuitiva, seu objetivo no jogo é fazer os personagens permanecerem vivos, alimentados e bem cuidados de uma maneira geral. Temos possibilidade de coletar objetivos, comidas, remédios, armas, materiais e tantas outras coisas para mantermos os nossos personagens vivos.

A história do jogo narra uma constante guerra na cidade Pagoren, onde civis, ladrões e militares lutam para manterem-se a salvos, porém toda a noite precisamos “caçar” o que precisamos e, consequentemente, acabamos por matar ou morrer numa dessas coletas – como o jogo chama.

Comecei a jogar por recomendação de um amigo e quando o vi jogando, ele já estava no 37º dia de guerra e eu, na inocência, achei que seria fácil…

O jogo inicia falando sobre a guerra, algumas frases de efeito pra te deixar reflexivo, e no meu caso 3 personagens iniciais: A Kátia – negociadora fodona; o Bruno – o bom cozinheiro e o Pavle, o jogador! Lá é contado pra gente como eles se conheceram e logo em seguida, a casa é mostrada e podemos ver a quantidade de entulho e objetos aleatórios existem para coletarmos. A casa vem zerada, precisamos ver o que é mais importante fazer inicialmente como camas, fogão, pá, rádio e etc.

Conforme vamos invadindo casas, fazendo trocas e ajudando vizinhos, passamos por situações de risco, morte, alegria, frio e tudo mais o que a guerra pode proporcionar!

Impressões

Tenho jogados 32 horas, e na primeira vez que me aventurei caí de paraquedas com os personagens que citei acima. Inicialmente, parece que você vai se dar bem, pois se consegue comida, remédios e materiais com certa facilidade e os personagens estão bem ou um ou levemente doente – dando para o mesmo se recuperar sozinho, dormindo bastante.

Entretanto, conforme os dias vão passando a comida – obviamente- vai acabando e você precisa saber exatamente onde se deve ir, voltar, roubar e trocar ideia, porque um dia com a coleta mal feita ou tendo conflito…As chances de deixar os personagens abalados, com muita fome e exaustos são gigantesca. Na primeira jogada, morri com 18 dias de guerra. A Kátia morreu numa coleta, acharam ela e mataram sem dó. O Pavle senão, engano morreu num lance assim também e o Bruno se matou! O BRUNO SE MATOU!!!! E eu fiquei chocada como o jogo te leva pro realismo que existe dentro da guerra e te causam emoções fortes como batimento acelerado quando você vai na malícia de matar ou não ser visto enquanto rouba. Raiva, quando os personagens começam a reclamar das coisas e ficam sem obedecer os comandos – teve uma vez que a Kátia estava abalada e nem quis comer – angústia quando chega crianças, vizinhos e novos personagens pedindo ajuda ou para ficar no abrigo e você precisa escolher pensando no que é melhor para a sobrevivência dos que estão com você! É tenso!

This War of Mine é um jogo de sobrevivência, paciência, estratégia e horas “pensando no que é melhor fazer primeiro”. Tem momentos tensos, tranquilos e superação – principalmente, quando teu personagem está “mortalmente ferido” e você consegue fazer o mesmo voltar ao seu estado normal ou quando você domina uma região. São 12 personagens divididos em grupos de 2, 3 ou 4 os quais, conforme você for jogando, vai abrindo e que possuem histórias e situações iniciais diferentes.

Depois de jogar com os três e perder todo mundo, fui jogar com 4 pessoas: Boris, Cveta, Anton e Arica – não tenho certeza agora. E foi pior ainda! Pois, alguns dos personagens são velhos, lentos e carregam pouca coisa e aí só ferrou mais. Entretanto, me deu experiência.

Enfim, o jogo é sensacional! Exercita muito a mente, obriga a você a pensar muito antes de tomar decisões, mexe com as emoções. Faz o jogador passar por situações de frio extremo a violência desnecessária e tudo o que acontece é aleatório, porém tem contexto e finalidade. Uma obra apaixonante para os amantes de games estratégicos, This War of Mine é uma excelente opção para se jogar nas madrugadas ou nos dias de folga!!